Categories
Notícias

Como ser comportar em uma entrevista de emprego

Quando estamos desempregados passamos a maior parte do tempo na frente do computador nos sites de emprego buscando oportunidades, não é mesmo? Mas, de nada vai adiantar se você não tiver um currículo chamativo e uma postura adequada na hora da entrevista.

Pensando nisso, montamos esse post que vai lhe dar dicas e orientações de como se comportar em uma entrevista de emprego, confira a seguir:

Currículo

Pesquisar seu currículo antes da entrevista fará a diferença. Portanto, quando um recrutador perguntar sobre sua experiência, você poderá falar com segurança e dar exemplos de sua experiência.

Como ser comportar em uma entrevista de emprego

Aproveite esta oportunidade para analisar sua trajetória de desenvolvimento de carreira, incluindo sucesso e fracasso.

Lembre-se também de que é durante a entrevista que os recrutadores esperam conhecer as pessoas de seu interesse por meio do curso escolhido. Portanto, “venda o seu peixe” de forma natural.

Personalidade

Não tente ser outra pessoa, há não ser você mesmo. Lembre-se, se você for introvertido e não quiser provar que é extrovertido, isso produzirá imagens falsas e os resultados podem ser desastrosos.

Comunicação verbal

A comunicação verbal deve ser clara e transmitir confiança. Use o tom apropriado, nem muito alto nem muito baixo.

Responda às perguntas do recrutador mostrando autoconfiança, tomando cuidado para não parecer arrogante. Ao responder às perguntas, seja objetivo, claro e conciso.

Exceto tente usar uma linguagem positiva. Não há nada pior do que um candidato que mostra pessimismo em uma entrevista. A empresa procura pessoas que proponham soluções em vez de mais problemas.

Responda o que for solicitado, fale somente o necessário

Muitas pessoas com transtornos de ansiedade tendem a falar demais. Interferir nos recrutadores, o que pode criar uma imagem ruim.

Jamais minta para o recrutador

Você pode transformar uma experiência negativa em positiva, mas se mentir, sua reputação ficará ameaçada. Muitos candidatos acreditam que “mentir” pode ser ignorado, mas isso nem sempre é verdade.

Como ser comportar em uma entrevista de emprego

Isso porque os recrutadores podem se aprofundar ainda mais em determinados assuntos e se a sua mentira vir à tona, você vai passar vergonha e logicamente será eliminado (a) do processo.

Comunicação verbal deve ser cuidada!

Estamos nos comunicando o tempo todo, mesmo que não queiramos nos comunicar.

Afinal de contas, o corpo falado, a linguagem não verbal revela o que estamos tentando esconder. Ela é responsável por mais da metade da comunicação do candidato.

Ao se preparar para a entrevista, experimente exercícios de respiração e relaxamento para controlar a ansiedade e a tensão. Alguns exercícios simples, como respiração profunda por um minuto, podem aliviar e reduzir a ansiedade.

Manter a coluna e os ombros retos e falar enquanto olha nos olhos pode transmitir uma sensação de segurança.

Sorrir de forma natural também pode relaxar o corpo e a mente e despertar a simpatia do recrutador.

Lembre-se sempre de ser o mais natural possível e não ser ridicularizado ou ridicularizado pelo contexto. Evite gestos repentinos.

Certas posturas podem mostrar uma impressão de agressividade, como pontas dos dedos, cotovelos e pastas ou mochilas na mesa do recrutador.

A visualização frequente do seu relógio também pode deixar uma impressão negativa e mostrar que você está desconfortável com o recrutador e suas necessidades. Mantenha o foco e a calma.

Emprego: como responder perguntas difíceis?

  • Quando recrutador pedir para falar sobre você foque somente no perfil profissional;
  • Quando lhe perguntar quais defeitos, apontes alguns mais justifique e contorne a situação;
  • Caso ele pergunte onde você quer estar daqui a um determinado tempo, seja bem realista e diga sempre mostrando interesse na carreira profissional;
  • Quando o recrutador lhe perguntar: O porque está interessado em trabalhar na empresa? Diga coisas que envolvam interesses e realização profissional;
  • Caso o entrevistador pergunte qual animal você gostaria de ser: foque em um que trace de fato a sua personalidade, nada de dizer bicho preguiça e nem mesmo leão, nós termos que sempre ficar no meio das perguntas;
  • Qual é a sua maior conquista? Caso você tenha dúvidas de responder essa pergunta, foque no que colocou no seu currículo, com certeza ali estão as melhores experiências profissionais e realizações da sua carreira.

Qual sua pretensão salarial?

Embora você tenha se destacado nas respostas anteriores, ainda tem um grande desafio: apontar o seu salário. O ideal é pesquisar com antecedência os funcionários da empresa e entender os níveis salariais da área, sem deixar de avaliar a experiência pessoal e a qualidade do trabalho.

Fale sobre o valor real, a posição e as capacidades da empresa, mas mencione que isso pode ser negociado, porque além do salário, há várias coisas que podem ser negociadas.

Onde procurar emprego?

Com a atual crise financeira que o país está vivendo é natural que tenha muitas pessoas desempregadas em busca de uma nova recolocação no mercado e oportunidades.

Mais de fato, é importante manter a calma e continuar persistindo que tudo vai dar certo, gostaríamos de deixar a seguir alguns sites de empregos que você pode rapidamente acessar e buscar oportunidades, além disso, são plataformas de grande credibilidade no mercado que apresentam vagas e referência social diárias, então vamos deixar o top 10 da lista dos sites de empregos mais acessados:

  • Indeed;
  • Infojobs;
  • Riovagas;
  • Empregos.com;
  • LinkedLn;
  • GoVagas;
  • Catho;
  • BNE;
  • Balção de emprego;
  • Trampos.co.

Esses são os sites mais recomendados para buscar oportunidades de emprego no mercado, o Infojobs é o mais famoso de todos. Você pode colocar a mão na massa e pesquisar hoje uma nova recolocação no mercado de trabalho.