Categories
Esportes

Campeonato Brasileiro série A e B: Veja tudo sobre a competição

A série A é com certeza uma das competições mais conhecidas de esportes. Vale lembrar que no Brasil o campeonato brasileiro possui várias divisões e a série A é sem dúvidas a mais famosa delas. No entanto, quando falamos da competição algumas dúvidas podem surgir.

O futebol ao vivo é cheio de detalhes, o campeonato brasileiro é com certeza um dos mais famosos da América Latina e muitos jogadores de outros países acabam começando no Brasil graças a ele. Mas você entende exatamente como funciona todo o processo? Bem, a verdade é que não é muito complicado.

É claro, para estar na série A deve-se passar primeiro pela série B. Então, para que fique ainda mais claro, vamos falar um pouco mais sobre como acontece essa passagem de uma série para outra.

Brasileirão série B

Bem, a série B acontece depois da C. De forma geral, para que um clube possa ser reconhecido e consiga crescer de fato, ele precisa passar por esse processo até a série A. 

Todo ano o brasileirão faz uma série de jogos com o objetivo de aumentar a rivalidade entre os clubes. Na série B os 4 melhores clubes classificados serão promovidos para a série A, mas não é apenas a promoção que eles recebem.

Campeonato Brasileiro

A premiação em dinheiro não é tão simples de entender, já que a CBF não oferece esse tipo de prêmio. No entanto, os patrocinadores conseguem fazer isso, porém, o valor é oferecido para todos que estão no grupo B. Ou seja, há um montante oferecido que é dividido de forma igual para todas as equipes.

Além disso, a premiação da série B é conseguir entrar na fase de oitavas de finais da Copa do Brasil. Depois de conseguir chegar até as finais é possível receber uma premiação bem mais agradável.

Campeonato série A: rebaixados

Em todos os campeonatos há sempre aqueles que não estão qualificados. Apesar de existir várias formas de definir isto, no Brasil a forma usual é por pontos. Quanto mais pontos um clube tiver, menos propenso ao rebaixamento ele será.

Quem vai para série B vai sabendo de tudo que mudará. Essa é uma mudança muito grande para algumas equipes, para outras, no entanto, essa troca entre série A e série B já soa mais comum.

No ano de 2021, por exemplo, os clubes com maiores chances de serem rebaixados são a Chapecoense (essa já está), o Grêmio, o Sport Recife e também o Juventus. Desses citados, a maioria tem um histórico grande de transição entre a séria A e a série B.

Classificados

E se falamos de rebaixados falar um pouco dos classificados é importante também. Essas são as equipes com maior desempenho, que possuem mais pontos. No entanto, em certos casos também acontecem empates, então é fundamental saber como lidar com o desempate.

Saiba mais sobre a competição em www.cbf.com.br.

O primeiro fator a considerar são os pontos, depois é importante lidar a quantidade de vitórias, depois os empates. Nessa ordem, quem fizer a mesma quantidade de pontos, mas conseguir um fator diferente, conseguem ter uma posição acima.

Em 2021 temos o Atlético-MG, o Palmeiras, Flamengo e Bragantino como top 4. Esses já conseguiram passar para a fase de grupos da Copa Libertadores. Os dois abaixo deles devem participar das eliminatórias.

Premiações

Já pensou na premiação do brasileirão? Pois bem, os prêmios são bem altos! Para se ter uma pequena ideia, as 16 melhores equipes ganham valores em milhões com facilidade. Apenas as últimas equipes, ou seja, as rebaixadas, não recebem nada!

Campeonato Brasileiro

O primeiro colocado ganha cerca de 33 milhões. O segundo 31 milhões, o terceiro cerca de 30 milhões e o quarto aproximadamente 28. O último, por sua vez, recebe apenas 11 milhões, ao final.


O campeonato brasileiro é algo que exige tempo e concentração. A maioria dos jogadores realmente amam o esporte e estão preparados para fazer parte de todos os jogos. Alguns destes são tão emocionantes que fazem parte da história do futebol.

Equipes rivais costumam se enfrentar bastante e na série A existe ainda mais competitividade. A premiação é excelente e ninguém deseja ser rebaixado. Para nós que adoramos futebol é interessante saber de informações a respeito do mesmo a cada ano.