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Agendamento da 2º da carteira de identidade

Sabemos que a identidade é um dos mais importantes documentos de identificação com foto, é através da mesma que a sociedade nos identifica, lá contém informações extremamente importante sobre você, tais como:

  • Seu nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número do seu Registro Geral;
  • Nome do pai e da mãe;
  • Cidade e estado em que nasceu dentre outras informações que tem importância na hora de realizar qualquer cadastro.

Hoje em dia, até bebês recém-nascidos podem ser usados como carteiras de identidade. Em alguns locais, você pode deixar a maternidade e se dirigir diretamente à instituição responsável pela emissão do cartão.

O RG para bebês ou crianças pequenas é importante porque é uma garantia de segurança, seja uma simples consulta médica envolvendo um caso policial mais simples. Ao contrário das carteiras de identidade para jovens e adultos, a identidade de um bebê não requer assinatura.

Portanto, leva foto, nome e impressão digital do responsável.

Normalmente depois da emissão da primeira via, a mesma não vem com data de validade para uma possível troca, ou seja, enquanto o seu documento estiver em boas condições você vai poder usar o mesmo, sem precisar tirar uma nova.

Mais problemas ao decorrer da vida podem acontecer, caso você venha perder ou até mesmo esse documento seja furtado ou roubado, você vai precisar emitir uma 2º via da sua carteira de identidade e é isso que iremos ensinar a seguir.

A carteira de identidade é uma das formas de identificação civil que caracteriza um indivíduo pelo seu caráter único, graças ao qual pode, assim, exercer seus direitos civis em determinado território.

O objetivo deste documento é confirmar a identidade de uma pessoa perante órgãos públicos ou privados e, além disso, é necessária a apresentação de pedido de outros documentos.

Como emitir a 2º via da Carteira de Identidade?

Agendamento da 2º da carteira de identidade

Agora que você já entende e sabe a importância deste documento, chegou a hora de emitir um novo, primeiro será necessário emitir um DAE, uma guia de pagamento de arrecadação Estadual.

Normalmente no site do POUPA TEMPO ou do Detran da Cidade a qual você estar emitindo o documento te direciona para o site, você faz o preenchimento dos dados e já emite o boleto.

O pagamento desta taxa é obrigatório caso você tenha perdido o documento e queira emitir a segunda via do mesmo, você só é isento do pagamento da taxa ser apresentar o BOLETIM DE OCORRÊNCIA do ocorrido, em caso de roubo do mesmo.

Em seguida com o DAE em mãos, basta realizar o pagamento e pegar o comprovante de pago.

Lembrando que em caso de roubo, você tem 30 dias após a emissão do boletim para solicitar a 2º via do seu documento, desde que esteja claro que o documento foi roubado.

A emissão da carteira de identidade em caso de insuficiência de renda será concedida gratuitamente pelo Instituto Mineiro de Identificação aos cidadãos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja elevada a meio salário mínimo ou a renda total mensal da família não exceda três salários mínimos, a que se refere o art. 4 pontos I e II do Decreto Federal nº 6 135 de 26 de junho de 2007.

2º via do RG como emitir?

Agendamento da 2º da carteira de identidade

  • Você só pode comparecer a unidade de atendimento escolhida, mediante a agendamento que normalmente é feita na Unidade
  • Poupa Tempo ou no Detran da sua região;
  • Depois de agendado e pago a taxa de DAE, guarde o comprovante;
    Separe todos os documentos necessários, tais como:

– Foto 3×4 (2 fotos);
– Guia de pagamento do DAE;
– Certidão de nascimento original;
– Menores de 16 anos devem comparecer para emitir o documento acompanhado dos responsáveis legais;
– Caso seja casado (a) leve a certidão de casamento ao invés da de nascimento;
– Título de eleitor;
– PIS;
– Comprovante de residência atualizado.

Depois de agendado basta comparecer com todos os documentos mencionados no local, no dia e hora marcada.

Junto ao protocolo de agendamento, normalmente depois de emitido o documento leva uma semana para ser entregue.

Então ser por acaso aconteceu algo com o seu documento de identidade e você precisa emitir uma 2 via da sua carteira de identidade procure resolver esse problema o mais rápido possível, pois é uma maneira de você ser identificar com a sociedade e este documento tem extrema importância para tudo que você for resolver na sua vida, você vai precisar dele.

RG é um documento usado para identificar os cidadãos brasileiros. Este documento também é chamado de carteira de identidade, portanto, muitas vezes há dúvidas sobre o significado de RG. O registro geral é o nome da carteira de identificação de qualquer indivíduo.

A curiosidade de algumas pessoas está relacionada ao significado do número RG. De um modo geral, não faz sentido. Esta é apenas uma sequência de números usada para identificar os brasileiros.

Cada estado tem autonomia para formular regras para a emissão de RG. O número RG está localizado no verso do documento, no verso da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.