Categories
Notícias

A relação pandemia e campeonatos de futebol em todo o mundo

Cerca de 2 anos e ainda não é possível calcular todos os impactos do covid. 2 anos realmente longos para muitas pessoas, para muitas profissões. Tudo aquilo que não foi suspenso, foi atrasado, em certos casos, muito atrasado. Quando o assunto é futebol essa questão fica ainda mais clara!

Quando começaram os primeiros indícios da doença, a maioria das pessoas não se preocupou tanto, afinal, parecia estar muito distante. Talvez esse tenha sido o fato principal que tornou a realidade de muitos locais insustentável. Diante disso, ficou claro a importância de fechar todos os locais o mais rápido possível.

Assim o futebol também parou! E claro, como aconteceu em outros setores, alguns clubes tiveram que fazer essa mudança de forma muito brusca. Mas, o que realmente foi causado com isso. Como a pandemia impactou nos jogos e que campeonatos foram adiados por conta dela? Vamos ver mais a seguir.

Adiado X cancelado 

De fato, apesar de alguns jogos serem importantes, eles precisaram ser adiados. Porém, não dá para negar que outros foram completamente cancelados e isso impactava diretamente o funcionamento e a gestão de algumas equipes.

pandemia e campeonatos de futebol

Bem, como aqui o assunto não é apenas o futebol brasileiro, mas eventos em todo o mundo, vamos passar os principais impactados com toda essa questão.

O futebol feminino

Em um período de ascensão, o futebol feminino acabou ficando na pior. Não faz nem 5 anos que grandes clubes começaram a incorporar mulheres em suas equipes, porém, antes mesmo que estas conseguissem mostrar seu verdadeiro valor para a equipe, a pandemia chegou.

O que aconteceu não é de fato muito comum, mas fica como exemplo. Não havia clube preparado para esses desfalques financeiros no Brasil, por esse motivo muitas jogadoras foram dispensadas.

Se espera que logo seja possível que elas voltem a seus postos, mas no momento ainda é uma atividade um tanto impossível. Diante disso, todos os possíveis campeonatos para as equipes foram cancelados.

Na Europa

A lista aqui é bem extensa. As principais ligas da Europa passaram bastante tempo sem funcionar. Algumas equipes passaram cerca de um ano sem jogos e, consequentemente, sem conseguir gerir corretamente tudo.

A Europa é um continente com vários campeonatos e é onde o futebol é mais caro. Com esse problema em diversos países ficou claro que não dava para prosseguir!

Então, uma das ligas mais famosas da região e do mundo, a Europa Champions League, foi adiada. É claro que essa movimentou bastante dinheiro. O futebol de certas equipes é reconhecido em todo o mundo.

Libertadores e Sul-Americanas

Logo no começo do problema era necessário uma ação. A Conmebol passou a avaliar o quadro geral dos acontecimentos e, logo de cara, decidiu suspender por tempo indeterminado a disputa da Libertadores. Uma decisão polêmica, mas diante dos acontecimentos não havia muito o que ser feito.

Havia um pequeno prazo para que ela retornasse, porém, os problemas persistiram e mesmo quando voltou os estádios deveriam ficar vazios. Assistir futebol era a única opção.

Tanto a Libertadores como a Sul-Americana representam uma relevância enorme no futebol nacional. Claro que também chega a América Latina de forma efetiva.

Brasileirão

Foi outro que parou por bastante tempo. O Brasil é um dos focos da pandemia em todo o mundo. A decisão de parar com o brasileirão até tudo está mais calmo foi a melhor tomada diante das circunstâncias. 

E quando se trata disso não diz respeito apenas a saúde, mas a repercussão que teria uma ação contrária. Essa repercussão poderia ser a nível nacional ou até mesmo mundial. Quando tudo parou, o Brasileirão não teve outra opção.

É claro, esse é também um dos motivos de existir uma certa dificuldade na questão financeira atualmente. No entanto, vários clubes já haviam concordado que fazer essa pausa era trivial.

É importante destacar os impactos da pandemia no futebol até mesmo para entender se acontecerão outros acontecimentos assim. Nesse período até mesmo as eliminatórias da copa foram adiadas.

Decisões da FIFA, Conmebol ou da CBF fizeram com que algumas mudanças fossem possíveis. No geral os reais desfechos negativos foram sanados. Esse é com certeza um ponto de extrema importância.

O futebol brasileiro e mundial retoma seus campeonatos pouco a pouco!