Categories
General

A importância do arbitro de vídeo e como ele pode impactar o futebol?

O arbitro de vídeo não é um profissional tão antigo assim. É possível dizer que não faz nem uma década que eles surgiram efetivamente, então, será que são realmente tão importantes em uma partida de futebol? O que torna ele uma peça vital dentro dos campos atualmente? 

A resposta mais direta seria: “A facilidade da tecnologia”. Essa com certeza é a resposta mais correta a se receber também. Desde que o futebol surgiu não há dúvidas que os árbitros são importantes, mas nem sempre o que eles fazem é tão simples assim.

Estamos falando aqui de limitações humanas também. Apesar desses profissionais serem realmente focados nos jogos, em certos casos, seus julgamentos podem ser errados. Dito isso, nada melhor que contar com a tecnologia para tirar dúvidas, certo? Vamos ver aqui como funciona o árbitro de vídeo e porque agora ele é uma peça coringa no futebol.

Quem é o árbitro de vídeo?

Essa pergunta parece muito simples, mas acredite, algumas pessoas ainda tem dúvida sobre quem é essa pessoa. Bem, digamos que ele não está em campo, então nem sempre é notado. Ele não é a pessoa que solicita o vídeo, na verdade, esse é o árbitro comum.

árbitro de vídeo

O VAR é aquele que avalia durante partidas ao vivo alguns lances. Como dito, o árbitro comum pode tomar decisões erradas por conta de um erro. O profissional do lado de trás da tela é responsável apenas por passar a situação para quem está em campo.

Em outras palavras, ele não é responsável por apresentar nenhum relatório complexo ou ditar se algum lance estava certo ou não. Essa decisão deve ser tomada pelo próprio árbitro que está em campo, afinal, mesmo no vídeo alguns lances podem não ficar claros o suficiente.

Quando começou a atuar?

Atualmente toda pessoa que acompanha um pouco do esporte já sabe o símbolo feito quando o árbitro deseja uma avaliação de vídeo, certo? Bem, mas a bem pouco tempo atrás isso era uma novidade incrível, que gerou, inclusive, memes na internet.

A questão é que a presença desse profissional se deu apenas em 2016, ou seja, a 5 anos atrás. É algo tão novo e que nem sempre é visto. Mas é claro, atualmente, quando um torcedor ver algum lance que pareça errado, pede bastante por esse recurso.

É claro, os jogadores também fazem isso. Em pênaltis, faltas, gols… a verdade é que pode existir problemas em diversas ações, portanto, a criação de alguém para avaliar mais a fundo a questão aqui mencionada é fundamental.

Por que existem árbitros de vídeo?

A importância do profissional é algo indiscutível. Isso porque seu surgimento abriu portas para diversas críticas e ao mesmo tempo para uma facilidade enorme com relação aos árbitros que já estão em campo.

É fácil de lidar com o vídeo. Ele deixará tudo bem explicado, mas é importante saber administrar bem a decisão final. Como dito, nem sempre é possível ver um lance da maneira mais correta, mesmo por meio do vídeo.

O árbitro de vídeo, apesar de não atuar dando opinião direta sobre algo, pode realçar, dentro do vídeo, o que realmente aconteceu. Um dos casos que mais se considera isso é quando uma bola bate no travessão e parece entrar no gol. Diante disso, a avaliação em vídeo é extremamente precisa!

Quantos árbitros deve ter uma partida?

Apesar do que muitos pensam, não é apenas um árbitro de vídeo que toma as decisões. Muito pelo contrário. Elas devem ser bem avaliadas para que tudo aconteça da maneira mais correta possível. Vale lembrar que quem está do outro lado da tela também é juiz ou ex-juiz, sendo assim não há muito o que discutir.

Geralmente essa equipe de árbitros é responsável por avaliar e discutir certos casos. Ao final de tudo ficará claro o que realmente aconteceu ali. Sendo assim, haverá uma resposta que será passada para o árbitro que está em campo.

Futebol ao vivo é assim. É sempre importante ter cuidados. A resolução final de um juiz nem sempre é a mais correta, exatamente por esse motivo há tantas questões que devem ser melhor avaliadas.

O árbitro de vídeo já é uma peça fundamental para o futebol atual.